As manchas podem piorar quando se usa base? - Melasma Brasil

Cuidados

As manchas podem piorar quando se usa base?

13 de julho de 2020
As manchas podem piorar quando se usa base?
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

As manchas podem piorar quando se usa base?

Nada de errado em passar uma basezinha de vez em quando para tentar disfarçar algumas manchinhas, mas será que essa solução temporária não está, na verdade, piorando o problema?

Meninas com melasma quase sempre investigam alguns vídeos na internet que mostram fórmulas para tentar disfarçar a pele manchada.

Entre as gravações mais famosas no YouTube estão àquelas com títulos como: “Veja as formas de usar base para esconder os pontos manchados na cara”. Será que estas informações ao invés de ajudar podem mais atrapalhar?

Sinceramente, eu conheço muitas amigas que usam estas dicas online. Tais dicazinhas funcionam muito bem em algumas. Mas em outras a história é o contrário, elas dizem observar piora do melasma como efeito colateral do uso constante de base.

É mais ou menos assim. Você ao passar base no rosto esconde as marquinhas por algumas horas e após retirar a make percebe a piora das manchas. Aí bate o desespero!

Por que para algumas mulheres passar base no rosto piora as manchas?

Ao conversar com algumas colegas esteticistas eu descobri que existem duas razões ao uso da base piorar o melasma: tipo de pele e qualidade no cosmético.

Tipo de pele

Em alguns casos, principalmente com pele oleosa demais, se você usar bases pesadas e de óleo os poros não respiram como deveriam para a completa hidratação.

A falta de “respiração da pele” resulta em inflamações que mudam a cor da área afetada por melasma. Aí já viu, né? Piora tudo!

Pele oleosa

Qualidade dos cosméticos

Usar bases de baixa qualidade não feitas para quem tem melasma agrava as manchas. Alguns cosméticos baratos jamais são testados antes de serem vendidos ao público.

Tome cuidado ao utilizar qualquer coisa no rosto. Existem muitos tratamentos falsos de melasma hoje em dia.

Quem tem manchas deve usar qual base?

Antes de ir fundo no assunto é importante alertar que algumas marcas de base dizem não piorar as condições das manchas, quando na verdade nunca funcionam realmente.

Para não ser enganada, antes de comprar a base leia o rótulo e veja se ela tem ingredientes como:

  • Protetor solar
  • Ácido hialurônico
  • Antioxidantes
  • Hidratantes

Aprenda mais sobre cada um dos ingredientes das bases especiais que não pioram as condições de melasma no rosto ou em outras partes do corpo:

Protetor solar

Serve para proteger a pele quando você está fora de casa. Em países tropicais como o Brasil que são quentes na grande parte do ano o protetor solar na base é fundamental.

Ácido hialurônico

Embora seja produzido pelo corpo naturalmente, o ácido hialurônico está nas melhores bases porque estimula mais produção de colágeno e hidrata a pele.

Antioxidantes

Vitamina C, coenzima Q10, chá verde, ácido ferúlico, betacaroteno, romã, resveratrol, Goji Berry são populares antioxidantes para combater o melasma.

Hidratantes

Ceramidas, ureia, silicone, parafina, óleo de rosa-mosqueta, vaselina, glicerina, colágeno e ácido hialurônico são os hidratantes mais comuns.

Agora você sabe que passar base no rosto piora as manchas se não escolher o produto correto.

Finalizando, eu tenho um conselhinho super legal: Algumas bases no mercado servem para complementar o tratamento de melasma. Fique de olho na hora de comprar. Beijinhos. Até mais!

Fonte da imagem destacada: TaisaBarcelos / Pixabay.com

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram