Como se Livrar do "Bigode" de Melasma - Melasma Brasil

Dicas

Como se Livrar do "Bigode" de Melasma

12 de abril de 2019
Como se Livrar do
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

Seu buço parece ser um pouquinho mais escuro que o resto do rosto? Toda vez que você olha no espelho pode ver que o seu “bigode” de melasma está lá te incomodando e não importa o que faça ele não vai embora? Bem-vinda ao clube. Ainda que seja um clube que nenhuma de nós queira estar!

Hoje, falaremos sobre as maneiras de se livrar do “bigode de melasma”. Começaremos falando sobre as causas e depois falaremos de como se livrar ou esconder o tal “bigode”.

O Que Causa o “Bigode de Melasma”?

Não seria maravilhoso saber o que exatamente causa essa mancha escura na parte superior da boca? Infelizmente, há muitas teorias dizendo o porquê de algumas desenvolverem o “bigode”, mas ainda não há certeza concreta que possa se aplicar à todos os casos. Então vamos ver algumas causas mais comuns abaixo:

Desequilíbrio Hormonal

Uma das mais comuns teorias entre os profissionais, é a de que a causa dessa “sombra” na boca é causada por desequilíbrio hormonal. Excesso de estrogênio pode fazer seu corpo produzir mais melanócitos que depositam pigmentos na pele, e fazem aparecer manchas escuras no seu rosto. Se você suspeita que esteja com desequilíbrio hormonal, marque uma consulta com um endocrinologista da sua confiança para investigar isso mais a fundo.

Anticoncepcional

Algumas mulheres desenvolvem melasma e consequentemente o “bigode” depois que começam tratamento contraceptivo com anticoncepcionais. Isso é causado pelo desequilíbrio hormonal (extra estrogênio) proveniente do uso do contraceptivo. Se você acha que essa é a causa do seu “bigode de melasma”, você pode parar de tomar as pílulas e observar se a mancha vai embora, mas isso pode levar meses ou até anos para que seja notada alguma diferença.

Gravidez

Assim como no caso do uso de anticoncepcionais, mulheres que ficaram grávidas recentemente também podem desenvolver melasma e variações por causa da mudança nos hormônios. Mas não precisa desanimar, se esse é seu caso, pode se considerar a mais sortuda! Normalmente as manchas de melasma provenientes da gravidez tendem a desaparecer em alguns meses quando os seus hormônios se reajustarem.

Genética

Se têm pessoas na sua família com melasma ou com outras condições na pele, existe uma grande chance que você também desenvolva melasma. Nesse caso, seria interessante para você usar chapéus e outras peças que protejam o rosto do sol e usar bastante protetor solar quando sair para não deixar os raios UV escurecerem as manchas.

Razões Desconhecidas

Muitas mulheres que sofrem de “Bigode de Melasma” não se encaixam em nenhum caso descrito acima, então, infelizmente, achar uma cura pode ser um poquinho mais complicado. Existem muitas teorias por aí que incluem problemas de Tireoide, Fadiga Crônica, Sindrome de Intestino Permeável, problemas no Fígado e Cândida. Tão difícil quanto saber a causa exata, tanto quanto é achar uma cura.

getting-rid-of-melasma

Como Esconder o “Bigode de Melasma”

Se você não conseguiu achar alguma alternativa para amenizar ou curar seu melasma usando as estratégias listadas acima, então a sua próxima opção é achar uma maneira de esconder usando maquiagem, protetor solar e acessórios.

1. Fique Longe do Sol

Por mais que pareça cruel falar dessa maneira, você precisa ficar longe do alcance do sol o máximo possível e se precisar sair ao sol, NUNCA se esqueça de usar protetor solar e algum chapéu!

2. Protetor solar

Se você passa muito tempo ao ar livre, então protetor solar é OBRIGATÓRIO para proteger o seu rosto! Recomendamos usar protetores a base de zinco de ao menos 50 FPS o tempo todo. E não se esqueça de reaplicar a proteção durante o dia.

3. Corretivos

Corretivos de cor Pêssego e Laranja fazem o melhor trabalho quando o assunto é cobrir a parte escura em volta da boca. Eu uso o da MK e recomendo.

4. Pause o uso de Anticoncepcional

Se você usa anticoncepcional, a primeira coisa que deveria tentar é parar e observar se haverá alguma mudança no seu melasma. Claro, isso tudo com acompanhamento médico e você também pode ver algum outro método contraceptivo enquanto observa se a causa do seu melasma é realmente o anticoncepcional.

5. Niaciamida

Niaciamida está presente em quase todos os cremes clareadores disponíveis fora do Brasil, mas há um ou dois por aqui que possuem esse ativo que se mostrou eficiente em clarear a área nos casos de “Bigode de Melasma”. Esse ativo bloqueia a produção de melanina na pele (Depois falaremos mais sobre esse ativo que é o meu preferido!) Mas como todo ácido, é preciso tomar cuidado ao usar a Niaciamida, é importante o uso de protetor solar e outros cuidados durante o tratamento.

Você tem bigode de melasma? Está fazendo algo para cobrir ou clarear? Vamos amar saber! Deixe um comentário nesse post no Facebook.

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Como se Livrar do “Bigode” de Melasma”

Andreia Reijame de Almeida

Há 3 anos me incomodo com essa parte escurecida, nunca usei nada.

Valéria lopes rocha

Eu sofro com essas manchas , eu já tinha duas bem escuras no rosto e depois que fiquei grávida do meu filho manchei todo o rosto e testa .tenho vergonha de sair na rua por isso , é não gosto de usar protetor solar com base pq as pessoas ficam te olhando estranho .meu sonho olhar no espelho e sorrir novamente .

Julia Proença

Eu uso protetor solar com base (Epsol) e corretivo da contém 1g. E finalizo com pó conpacto. Disfarça bem. Mas, após diversos tratamentos ainda não achei nenhum eficaz.

Follow by Email
Instagram