O famoso efeito vai e volta (Rebote) - Melasma Brasil

Cuidados

O famoso efeito vai e volta (Rebote)

11 de outubro de 2019
O famoso efeito vai e volta (Rebote)
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

O inimigo de todas mulheres que têm melasma o famoso efeito rebote!

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa muita dor e sofrimento em nossas vidas. Muitas de caracterizamos esse assunto como o maior “inimigo” do nosso tratamento, portanto não é nada mais justo do que explicar o famoso efeito vai e volta(Rebote) para vocês, ele é um elemento muito evitado e discutido quando se fala sobre o tratamento contra o melasma. Além disso, nenhuma de queremos passar por isso e queremos, portanto, evitá-lo com todas as nossas forças.

Que efeito é esse?

Primeiro de tudo, vamos discutir sobre o famoso efeito mais odiado por nós mulheres que têm melasma, o famoso e único “Efeito rebote”. Ele pode ser resumido e explicado por aquele famoso ditado de que “tudo que vai volta” infelizmente ele é a clara definição dele.

O que é o efeito rebote?

O efeito rebote consiste no retorno de algo que anteriormente foi combatido após o fim do tratamento com algum produto. Ele, portanto é um mecanismo que é ocasionado por conta da utilização de determinados produtos para o tratamento do melasma. Primeiro o produto faz a limpeza da pele acabando com todas as impurezas e consequentemente tira as manchas dos rostos das mulheres, depois dessa limpeza o efeito rebote entra em ação e por conta da oleosidade da pele, todas as manchas do rosto das mulheres voltam.  

Porque ele acontece?

Ele acontece devido a uma agressão a pele, ou seja, ele ocorre quando a pele é machucada de alguma maneira. Após ela ser ferida, a pele começa a gerar uma oleosidade e com isso ocorre a volta de todas as machas que estavam antes, com a mesma intensidade ou ainda mais com uma intensidade muito maior. Abaixo mostraremos o efeito de uma maneira mais ilustrativa:

O famoso Efeito Rebote

Os gatilhos que desencadeiam esse efeito são:

  • Aplicar produto de limpeza de pele muito forte
  • Lavar o rosto de forma exagerada
  • Lavar o rosto com produtos destinados a reduzir a oleosidade
  • Produtos com Hidroquinona
  • Lasers

Após a utilização desses produtos que só pioram e que não ajudam em nada na limpeza nem na hidratação da pele, ela, portanto começa a reagir produzindo uma quantidade maior de óleo, para compensar a perda de substâncias naturais presentes nela.

Elementos que estão presentes em vários produtos para o tratamento do melasma que não deveriam ser utilizados…

Um elemento que está presente em vários produtos para o tratamento do melasma e que ativa o efeito rebote se chama ‘Hidroquinona’ <-(clique em cima para ler um artigo sobre), ela além de fazer a volta das manchas provoca uma hiperpigmentação na pele quando há exposição a luz solar. Ela ainda irrita a pele gerando assim uma sensação de queimação e provoca, portanto, uma vermelhidão na pele.

Formula química da Hidroquinona

.   

O famoso Efeito Rebote

Os ácidos esfoliantes também são um dos principais geradores do efeito rebote porque quando uma pessoa faz um tratamento com um desses ácidos, isso gera, portanto, uma inflamação na pele e a partir dessa inflamação é gerado o efeito. O uso de maneira imprópria desses ácidos pode levar consequentemente ao envelhecimento da pele.

Abaixo mostraremos uma das fórmulas químicas de um dos ácidos esfoliantes o Ácidos Salicílico:

Abaixo mostraremos uma lista de Ácidos Esfoliantes para que você possa evitá-los:

  • Glicólico
  • Lático
  • Salicílico
  • Lipossomado
  • Cítrico
  • Mandélico
  • Fítico
  • Ácidos esfoliantes da fruta
  • Extratos botânicos
  • Ácidos da casca de quinoa
  • Málico
  • Tartárico

Os “lasers” também são muito indicados para o tratamento de melasma, muitas vezes quando indicados a pessoa que indica ou o médico só te falam o benefício não é mesmo? Mas eles não te contam o efeito colateral desse tratamento. Portanto, jã que eles não te contam, a gente vai contar! O tratamento com o “laser” gera na sua pele um efeito termal, por conta de uma potência luminosa durante uma sessão de laser, essa força luminosa gera um calor que incentiva a produção de colágeno. Porém, esse calor utilizado nas sessões pode piorar seu, melasma gerando assim o efeito rebote.

Procedimentos que não deveriam ser indicados…

Esses procedimentos citados acima são alguns dos que causam o famoso efeito vai e volta (Rebote), então eles não deveriam ser indicados para o tratamento do melasma. Porque além de causarem o efeito rebote eles também são na maioria das vezes muito caros como os tratamentos a laser ou difíceis de encontrar como os ácidos que não são fáceis de serem encontrados em lojas nem farmácias convencionais. Até os produtos de limpeza de pele, os destinados à oleosidade e com Hidroquinona na maioria das vezes são também muito caros.

Se você já utilizou um desses tratamentos ou já teve problemas com o efeito rebote, conte para gente como foi sua experiência! Estamos aqui para esclarecer qualquer dúvida que você tenha em relação ao efeito rebote ou sobre os tratamentos. Não esqueça de deixar um comentário abaixo e ajudaremos você da forma que conseguirmos!

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “O famoso efeito vai e volta (Rebote)”

Analu

Achei bem interessante pois a anos estou nesse efeito rebote …Não sei mais o que fazer minha alto estima caiu muito .

Melasma Brasil

Olá Analu! Obrigada pelo comentário, primeiramente nós te indicamos não utilizar nenhum dos produtos que estão na lista. Quanto a sua autoestima, saiba que você é linda do seu jeito!

Eliane

Olá, utilizei o hidroquinona, realmente ele provoca o efeito rebote.Alem disso, começa forma manchas clara, que perderam a pigmentação, ou seja, não bolts mais a cor da pele.

Melasma Brasil

Olá Eliana! Ficamos muito felizes que você tenha entendido o real perigo da hidroquinona. =)

Follow by Email
Instagram