O porquê do melasma piorar durante a menstruação. - Melasma Brasil

Novidades

O porquê do melasma piorar durante a menstruação.

2 de abril de 2019
O porquê do melasma piorar durante a menstruação.
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

Se você pudesse olhar meu rosto agora, poderia dizer que minha menstruação está para vir. Minhas manchas estão TÃO escuras agora que estão aparecendo até em lugares onde eu não tinha antes… E isso sempre aconteceu na semana da minha menstruação. Isso me deixa MUITO pra baixo… ?

Por que isso acontece?

Se isso acontece com você também, vai querer saber o porquê. Saber o motivo pode te deixar mais confortável com o melasma.

Há alguns dias eu li um artigo científico que diz o motivo real do aumento das manchas de melasma em mulheres durante a semana de sua menstruação, e acredite ou não, isso tem nada a ver com os seus hormônios! Eu fiquei cho-ca-da! Sempre achei que fossem os hormônios por causa das mudanças no período menstrual e que eles eram os grande vilões por trás da minha hiperpigmentação… mas eu estava redondamente enganada!

De acordo com um estudo feito por dermatologistas (clique aqui para ler o estudo):

“É reconhecido por clínicos há anos que a pigmentação da pele varia em intensidade em uma constante relação com as fases do ciclo menstrual. A variação do padrão e a ocorrência do mesmo em jovens mulheres saudáveis foi demonstrada por uma simples técnica de pesquisa. A ocorrência da condição da pele parece está relacionada com a sensitividade da pele à luz ultravioleta com o escurecimento da pele durante a semana pré-menstrual. Ainda que a explicação desse fenômeno ainda não seja completamente clara, ao que parece, mudanças na secreção de menalócitos estimulando o hormônio pela pituitária são as responsáveis por essa interessante e comum condição.”

O que esse estudo diz, é que não são os hormônios os responsáveis pelo aumento e escurecimento das manchas de melasma durante a semana que antecede a menstruação, e sim a hiper-sensitividade à luz UV que chega no perído pré-mentrual que produz a pigmentação extra.

O que fazer para diminuir o escurecimento durante o ciclo menstrual:

Evite sair

Eu queria muito estar brincando, mas o mais seguro a se fazer para evitar do seu melasma piorar durante a semana pré-menstrual é ficar dentro de casa e evitar qualquer raio UVA ou UVB. Feche as cortinas e persianas. Fique onde o sol não bata!

Use filtro solar O TEMPO TODO!

Você vai querer usar protetor um pouco mais durante essa semana. Não importa se está chovendo ou nublado, só o fato de sua pele estar hiper-sensível aos raios UVA e UVB te tornam um alvo fácil. Use um protetor solar a base de óxido de zinco e que não contenha ingredientes que sejam disruptores endócrinos para ter o melhor resultado. Em breve eu vou escrever um artigo para mostrar alguns protetores que se encaixam nessa categoria.

Use um chapéu

Se você precisar sair, junto com o protetor solar você também deveria usar um chapéu para proteger seu rosto do sol. De novo, porque sua pele está muito sensível aos raio UVA e UVB, e isso deve ser motivo suficiente para dobrar sua proteção diária.

E aí, gostou da nossa matéria? Escreva sua opinião ou dúvida nos comentários!

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram