Os gatilhos para ocasionar o melasma e como evitá-los - Melasma Brasil

Novidades

Os gatilhos para ocasionar o melasma e como evitá-los

17 de outubro de 2019
Os gatilhos para ocasionar o melasma e como evitá-los
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

Olá na matéria de hoje, nós iremos te mostrar quais são os principais gatilhos para ocasionar o melasma , ou seja, os que possibilitam o surgimento dessa condição e também vamos ensinar vocês como evitá-los. Para você saber o que gera o melasma, achamos necessário te explicar primeiramente o que é o melasma para posteriormente aprofundarmos em seus gatilhos.

O que é Melasma? Como ele acontece?

O Melasma é uma condição que têm como seu carro chefe o surgimento de manchas escuras na pele, ele ocorre, portanto por uma disfunção na pigmentação da pele devido à concentração de melanina. Agora que você já entendeu o que é, vamos te contar com detalhes quais são seus principais geradores.

Quais são seus principais gatilhos?

Os gatilhos para o Melasma

            A exposição solar de uma maneira extrema é uma das principais causas para o melasma. Pois, os raios solares, UVA e UVB quando entram em contato com a pele estimulam dessa forma o aumento da pigmentação. Esse é o primeiro dos sete gatilhos para ocasionar o melasma.

Como evitar?

 Uma maneira de evitar esse gatilho é necessário, por exemplo fazer a utilização de um protetor solar com fator maior que 50, usar o guarda-chuva como sombrinha nas ruas e também colocando um insulfilme no vidro do seu carro para bloquear aos raios vindos do sol.

  • Hormônios <-(clique em cima para ler um artigo sobre)
Os gatilhos para o Melasma

Outro gerador é usar remédios que mexem com os hormônios, como, por exemplo, contraceptivos orais. Pois, o aumento dos hormônios femininos chamados estrogênio e progesterona podem gerar inevitavelmente um estímulo aos melanócitos provocando assim então que eles comecem a produzir uma maior quantidade de melanina. 

Como evitar?

Uma maneira de evitar esse condicionamento seria, portanto, evitar tudo que possa mexer com seus hormônios como, por exemplo: contraceptivos orais, alimentos com muito açúcar, estresse, tomar café, chá estimulante, energéticos, muitos episódios de insônia entre outras coisas.

  • Produtos químicos
Os gatilhos para o Melasma

           Utilizar ácidos para a limpeza de pele, como, por exemplo o ácido retinoico e o ácido hialurônico, certamente esses ácidos atingem diretamente a pele gerando assim nela a produção de pigmentos. Também não é aconselhável utilizar produtos que contenham hidroquinona porque ela age como um inibidor da formação melanina. Então uma maneira de evitar esse causador seria evitar o uso dessas substâncias químicas.

  • Dieta <-(clique em cima para ler um artigo sobre)
Dieta é um gatilho

Muitas mulheres quando fazem dieta inevitavelmente evitam comer alimentos que contenham o ácido fólico, sendo eles: abacate, brócolis, feijão-preto, arroz, repolho laranja, morando entre muitos outros. Mas elas não sabem o perigo que isso pode trazer para sua saúde, pois a falta desse ácido no organismo pode promover o excesso de pigmentação na pele e gera assim posteriormente um distúrbio sanguíneo, chamada anemia megaloblástica e por conta desse distúrbio que é gerada a pigmentação.

Como evitar?

Uma maneira de evitar esse ativador então seria procurar um nutricionista e pedi-lo para te receitar uma dieta balanceada, com todos os alimentos ricos e nutrientes para que você consiga enfim manter um corpo saudável e que atinja também seus objetivos pessoais. Para que você não precise fazer loucuras para chegar no seu peso ideal.

  • Inflamação
Os gatilhos para o Melasma

Portanto, utilizar algum produto que cause inflamação em seu corpo ou fazer algum procedimento que cause um machucado em sua pele, podendo gerar assim, portanto a ativação da produção de melanina e gerando assim o surgimento de manchas de melasma em sua pele.

Como evitar?

Uma maneira de evitar esse ocasionador, seria evitar se machucar de todas as maneiras possíveis e também tentar não comer comidas muito  apimentadas ou comidas que afetem seu organismo de alguma maneira.

Melasma e mestruação

  A pigmentação da pele varia em intensidade em relação com as fases do ciclo menstrual. De acordo com dermatologistas está relacionada com a sensitividade da pele à luz ultravioleta com o escurecimento da pele durante a semana pré-menstrual. Pois, durante essa época a pele da mulher têm muita sensibilidade.

Como evitar?

Uma maneira de evitar esse motivador seria evitar se expor a luz ultravioleta, também te aconselho continuar usando o filtro solar, utilizar um boné ou um chapéu também ajuda muito!

remédio melasma

Medicar-se com medicamentos anticonvulsivos podem gerar a uma hiperpigmentação da pele. Esses medicamentos além de gerarem a hiperpigmentação, eles também têm, com efeito colaterais a tonteira, sonolência, ataxia, náuseas e vômitos. Esses medicamentos são muitas vezes indicados por médicos porem são extremamente perigosos. Alguns desses remédios anticonvulsivos são: Rivotril, Égide, Sulfato de Magnésio, Topiramato, Gabapentina 300 mg, entre outros.

Como evitar?

Uma maneira de evitar esse originador seria evitar esses tipos de medicamentos e também buscar mais informações na internet ou com outras pessoas que já tomaram esses medicamentos antes de utilizá-los. Pois, como você pode ler acima eles são muito prejudiciais para sua saúde além de ocasionar um surgimento da condição do melasma em você, ele também pode piorá-la se você já possuir.

O que esperamos com esse artigo?

Esperamos que esse artigo tenha demostrado com clareza o que é a condição do melasma e seus principais gatilhos, esperamos que você possa evitar os itens citados acima e que a partir de agora você tenha uma melhora em sua luta, contras as manchas. Desejamos realmente tê-la ajudado com esses exemplos e estamos torcendo por sua melhora.

Ficou com alguma dúvida?

Qualquer dúvida que você tiver sobre os gatilhos para ocasionar o melasma, sinta-se à vontade de mandá-la para nós. Para nós do Melasma Brasil é um prazer esclarecera-las para vocês, ajudaremos você da forma que conseguirmos! Se você apenas gostou do artigo, mas não teve nenhuma dúvida comente sua opinião sobre ele, sua opinião é muito importante para gente e é o que nos faz crescer.

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram