Tomar anticoncepcional pode causar melasma? - Melasma Brasil

Dicas

Tomar anticoncepcional pode causar melasma?

27 de julho de 2020
Tomar anticoncepcional pode causar melasma?
Faça Parte da Maior Comunidade de Mulheres Contra o Melasma

Entre Você Também Para Nossa Lista VIP e Receba Dicas Exclusivas.

Hoje eu recebi um e-mail que diz assim: “Estou desesperada, olho no espelho duas, três vezes, mas ainda não acredito que estou com melasma. Não faz sentido algum, quase nunca tomo sol e nunca fiquei grávida. Será que meu anticoncepcional tá causando isso?”.

Essa não é a primeira, e duvido que seja a última vez que vou receber esse tipo de pergunta. Muitas mulheres ainda têm dúvida se o anticoncepcional pode causar melasma.

Então para responder de uma só vez, eu vou te falar tudo sobre essa relação na matéria de hoje aqui no Melasma Brasil.

Para início de conversa

Sabe como é quando a menstruação desce e parece que perdemos controle do nosso corpo? A gente se sente super inchada, espinhas começam a aparecer onde nunca tivemos antes e a pele fica mais oleosa que pastel de feira, fora a mudança de humor que acontece na TPM.

Isso tudo é normal, são só “efeitos colaterais” da carga hormonal que nosso corpo recebe durante esse período, o que é capaz de mudar muita coisa no nosso corpo durante uns dias.

Para controlar um pouco esses efeitos colaterais, os anticoncepcionais podem até ajudar a devolver um pouquinho do nosso controle.

Só que algumas vezes ao invés de nos ajudar, os anticoncepcionais acabam criando um novo problema, manchas escuras nas diversas partes corporais.

E não sou só eu quem diz isso, diversos estudos feitos por especialistas falam da relação entre as mudanças hormonais e o melasma.

Como anticoncepcionais podem causar melasma?

Ao reparar a pele das suas amigas você percebe que nem todas as meninas que ficam com manchas de melasma na pele mesmo tomando anticoncepcionais.

Os cientistas que estudam este tema acreditam na existência de uma predisposição genética em algumas mulheres que têm a pele manchada pelo uso das pílulas.

Como se sua pele já estivesse “programada” a desenvolver o melasma.

Além disso, a exposição solar potencializa o melasma nas mulheres também por causa da genética. Assim como acontece ao usar anticoncepcionais, o excesso de sol interfere no estrogênio, responsável por influenciar no surgimento das manchas.

Então, com base nos resultados de estudos mais recentes, os anticoncepcionais que mexem com os hormônios podem sim causar o melasma, principalmente se esta utilização ocorrer de um modo frequente por alguns meses e conforme a predisposição genética.

É verdade que quem tem melasma não pode tomar anticoncepcionais?

Calma. Você não precisa exagerar e parar de usar anticoncepcionais pelo resto da vida. Como eu disse antes, não são todas as mulheres que ficam com manchas após consumir a medicação.

Também é importante alertar que há métodos anticoncepcionais cujo uso não gera muita alteração hormonal como as pílulas vendidas nas drogarias.

Você sabia que a pílula do dia seguinte por ter mais princípios ativos aumenta os ricos de melasma?

Anticoncepcionais para não ter melasma

Por exemplo, há o DIU, anticoncepcional intrauterino que tem prata e cobre na composição.

As demais anticoncepções interferem na pele (inclusive opções com progesterona): anel vaginal, implante, adesivo, injetável ou oral.

Um alerta para as grávidas

Durante a gestação, a carga hormonal é muito mais forte que o normal e isso pode elevar, E MUITO, as chances de desenvolver melasma.

Enfim, podemos concluir que anticoncepcionais em pílula causam melasma. Caso as manchas apareçam no seu rosto, te aconselho a procurar outros métodos para se prevenir sem arriscar a saúde da sua pele.

Agora que você já sabe mais sobre essa relação entre os anticoncepcionais e o melasma, que tal aprender alguns segredos para esconder o melasma?

Gostou dessa matéria? Curta, Comente o que achou e compartilhe com suas amigas!

OI, tudo bem?

o que você achou desta matéria? Nos conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram